O que é Bruxismo?
É uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.
Como saber se tenho?
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachando.
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo. O Bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e às vezes, parte dos dentes são literalmente desgastados. Além disso o bruxismo também pode levar a problemas que envolvem a articulação da mandíbula. Mas o ideal é procurar um dentista para uma avaliação.
Sintomas:
- Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado.
- Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos.
- Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente.
- Aumento da sensibilidade dentária.
- Dor na face.
- Dor na mandíbula.
- Dor de cabeça.
- Recuo de língua.
- Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido, mas que na verdade é resultado de bruxismo.
Causas:
Os dentistas ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:
- Sensações de ansiedade, stress, raiva, frustação ou tensão
- Alinhamento anormal dos dentes (má oclusão)
- Outros problemas do sono, como apneia do sono
- Resposta a dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças)
- Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca
- Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos.
Como é o tratamento?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista poderá sugerir algumas das opções abaixo:
- Encontrar meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, portanto o que puder ser feito para reduzir a tensão poderá contribuir muito para a melhora do bruxismo.
- Reduzir a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restauração, coroas ou ortodontia.
- O uso de um dispositivo quando dormir: Feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com o bruxismo, ele não levará a cura do problema.
Prevenção:
Reduzir o stress e gerenciar a ansiedade podem reduzir o bruxismo em pessoas propensas à condição.