Nossos Tratamentos

Implantodontia

Nossos tratamentos

Implantodontia

O que é Implantodontia?

Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento das ausências dentárias com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. Antes do surgimento dos implantes dentários, não era possível repor um dente de forma fixa sem desgastar outros dentes ou por meio de próteses removíveis. No Studio do Dente contamos com o que há de mais moderno em implantes dentários. Utilizamos sistemas da mais alta performance e durabilidade como Neodent® e Straumann®, marcas conhecidas pela sua qualidade. Nossos profissionais são treinados para resolver os casos da forma mais previsível e menos invasiva possível.

O que é um Implante Dentário?

Implantes dentários são a melhor forma de repor dentes perdidos. Ao contrário de próteses removíveis ou que utilizem apoio sobre dentes, os implantes são “parafusos” de titânio fixados cirurgicamente no osso alveolar. Um implante dentário unitário é composto de três partes:

Como funciona?

Ao invés de se apoiar sobre as gengivas ou dentes como as próteses removíveis, um implante dentário é inserido cirurgicamente no osso alveolar. Este se “funde” ao osso por um processo chamado de osteointegração, servindo como um pilar rígido para a sustentação de uma prótese. Devido a esta fusão, não há perda óssea significante ao longo da vida, desde que a higiene seja correta.

Perda óssea

Sempre que precisar extrair um dente, a área deve ser implantada ou enxertada imediatamente, evitando a perda óssea. Em casos de perda óssea extensa onde o implante não pode ser posicionado corretamente, serão necessários enxertos ósseos.

Nossos Especialistas
da Área

Dr. Érico Azevedo

Especialista em implantodotia e Prótese Dentaria

Dr. Érico Azevedo

Especialista em implantodotia e Prótese Dentaria

Duvidas Frequentes

A princípio, é necessário estabelecer um cronograma de visitas regulares ao cirurgião-dentista e, assim como com os dentes naturais, a escovação, limpeza com fio dental e uso de enxaguante bucal são importantes para a manutenção da higiene bucal.

Sim. Logo após o período de adaptação, a capacidade mastigatória melhora consideravelmente.

Se o cirurgião-dentista utilizar os implantes com as técnicas de odontologia restauradora modernas, que influenciam tanto na aparência quanto no conforto e funcionalidade, provavelmente o tratamento superará as expectativas. Apesar disso, o prognóstico de um tratamento depende de vários fatores, incluindo o tempo da perda dentária. Assim, quanto antes inciar o tratamento, melhor a reabilitação com implantes.

Pacientes com restrições médicas ou outras que possam afetar o processo de cicatrização do osso ou dos tecidos moles (por exemplo, distúrbios do tecido conjuntivo, terapia com uso de determinados remédios, doenças sistêmicas gerais, tabagismo) devem avaliar cuidadosamente, com seus cirurgiões-dentistas, os riscos potenciais e os benefícios do uso de implantes dentários.

A determinação do tratamento depende da avaliação do cirurgião-dentista, que irá determinar se o procedimento de instalação do implante apresenta algum risco à saúde e se existem fatores que possam afetar a capacidade de cicatrização dos ossos ou tecidos moles envolvidos no procedimento.

Vários fatores interferem no custo de um tratamento com implante, como o número de dentes substituídos e o número de implantes dentários instalados. Como alguns procedimentos adicionais podem ser necessários antes da instalação do implante (tais como enxertos, etc.), a fim de garantir a durabilidade do procedimento, esse também é um fator que interfere no custo. Para obter uma estimativa é necessário antes de qualquer coisa consultar seu cirurgião-dentista.

O cirurgião-dentista faz uso de uma prótese provisória. Em algumas situações, no caso de prótese do tipo removível, o paciente poderá receber um material macio, que terá que substituir periodicamente pelo que está no interior da prótese durante o período de espera.

Não. Em alguns casos, é possível prever logo após o exame radiográfico e o planejamento feito pelo cirurgião-dentista. Contudo, é apenas no momento da instalação do implante que o profissional poderá dar certeza ao paciente.

A técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia, ou poucos dias depois da instalação, se chama carga imediata. As próteses utilizadas na carga imediata normalmente são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico de cirurgião-dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante ao osso e nem sempre isso é estabelecido.

Não necessariamente. O cirurgião-dentista irá avaliar o número de dentes que precisam ser recolocados e o tamanho da prótese, e calculará a quantidade de implantes necessária. Cada caso deve ser minuciosamente estudado e planejado.

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese.
Os implantes dentários contribuem para uma melhor aparência física e função mastigatória e são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes. Estes dispositivos, quando ancorados ao osso saudável, permitem uma boa estabilidade na futura dentição do paciente.

Entre em contato

Marque sua
consulta